Voltar
19/08/2021
|
última atualização em
19/08/2021 às 08:00
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Prefeitura investe em diversas ações de prevenção e cuidados à vida das pessoas
A Prefeitura investe em diversas ações de prevenção e cuidados à vida das pessoas.
Esse atendimento começa no pré-natal e segue com a puericultura, que acontece desde o nascimento e vai até os 2 anos de idade, e tem o objetivo de promover e proteger a saúde das crianças, por meio de uma atenção integral. Nele, são avaliados o processo de crescimento, desenvolvimento físico e motor, linguagem, afetividade e aprendizagem cognitiva.
O Programa de Atenção à Saúde da Criança de Nova Lima é abrangente e integral, com a participação de uma equipe multiprofissional. Na primeira semana de vida, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência realiza a visita domiciliar à puérpera e recém-nascido.
Nela, a equipe fornece orientações como cuidados gerais com o bebê, banho de sol, e também sobre o coto umbilical, a higiene e vacinação; apoio à amamentação, identificação dos sinais de perigo na criança, importância da consulta puerperal e planejamento familiar. Além das orientações, mãe e bebê são examinados, e é feita a avaliação de risco do recém-nascido.
Ações do 5º dia na UBS
Na UBS, a mãe participa das “Ações do 5º dia”, ao levar a criança para fazer o Teste do Pezinho. Diversos outros atendimentos são realizados nesse momento: aferição do peso, estatura e perímetro cefálico do bebê; verificação do cartão de vacina da mãe e da criança, além de administração das vacinas BCG e Hepatite B no recém-nascido, caso não tenham sido realizadas na maternidade; e avaliação do aleitamento materno, orientação e apoio.
Além disso, há verificação de sinais de alerta na puérpera e na criança e, se for o caso, consulta imediata; avaliação da rede de apoio materno, participação dos pais no cuidado ao recém-nascido e laços de afeto; orientações quanto aos cuidados gerais com a criança; e agendamento da primeira consulta com pediatra e consulta puerperal.
Cuidado completo realizado por equipe multiprofissional
A partir do 1º mês de vida até os 2 anos, a criança é acompanhada ativamente por uma equipe de saúde multiprofissional, com atendimentos individuais e em grupo em diversas áreas. Nas consultas, os profissionais ouvem as demandas dos pais e realizam exame físico, avaliam os dados antropométricos e marcos de desenvolvimento e orientam quanto à nutrição, imunização, sono, prevenção de acidentes e higiene. Por exemplo, no 5º mês de vida, fisioterapeuta e fonoaudióloga avaliam a criança quanto às habilidades auditivas esperadas para a idade, sinais de risco psíquico, aleitamento materno e desenvolvimento neuropsicomotor.
Já no 6° mês, o bebê tem sua primeira consulta odontológica, e são passadas orientações nutricionais para a transição alimentar. Com 1 ano e 3 meses, a criança é avaliada quanto ao desenvolvimento de fala e linguagem, interação social e alimentação. As consultas são mensais ou bimensais, dependendo do risco da criança, e, partir dos 2 anos de idade, ela passa por uma consulta médica anual para controle e acompanhamento.
Atendimento especializado
Os recém-nascidos de risco são encaminhados para atendimento especializado da equipe do Núcleo de Prevenção e Intervenção (Nupi), na Faenol, que tem como objetivo acompanhar de forma multidisciplinar, até os 6 anos de idade, o desenvolvimento dos bebês com fatores de risco ao nascimento. As crianças com necessidade de reabilitação nas modalidades auditiva, física e intelectual são avaliadas por equipe multiprofissional nas UBSs e, se necessário, encaminhadas ao serviço de reabilitação da Faenol.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: